26 Agosto, 2022

Porque é que tenho menos fome no Verão?

Escrito por: GO fit

O Verão é uma época do ano diferente de todas as outras. É, juntamente com o Natal, a época de férias por excelência. E isso, juntamente com as horas diárias de luz do dia, influencia o nosso organismo. O Verão traz-nos mudanças, mesmo que não estejamos de férias.

Uma das mudanças que notamos durante estes meses é que tendemos a sentir menos fome do que durante o resto do ano, mas por que é que isto acontece?

Porque temos menos fome no Verão

Termogénese

A principal razão pela qual temos menos fome no Verão é devido ao calor. Durante os meses mais frios, o nosso corpo precisa de se aquecer e isto consegue-se consumindo mais calorias, refeições mais quentes e calóricas; contudo, quando chega o Verão, temos de viver com as altas temperaturas e o nosso corpo trabalha para podermos manter uma temperatura corporal ideal. Ao ingerirmos mais calorias, estamos a trabalhar mais intensamente o nosso organismo e a gerar mais calor.

Além disso, o nosso corpo arrefece através do sangue. No Verão, precisamos de mais sangue a circular por baixo da nossa pele para arrefecer o nosso organismo. Isto afeta diretamente a digestão, pois teremos menos sangue disponível no estômago para processar os alimentos que ingerimos. É por isso que se recomenda não fazer refeições pesadas durante o Verão. Este processo de regulação da temperatura corporal chama-se termogénese.

Ingestão de líquidos

Outra razão que contribui para ter menos apetite no Verão é a ingestão de líquidos. Quando o calor aperta, precisamos de beber bebidas frias para nos ajudarem a regular a temperatura corporal, por isso, durante o Verão, tendemos a beber muito mais líquidos do que durante o resto do ano. Bem, tudo o que bebemos contribui para termos uma sensação de saciedade que faz com que tenhamos tanta fome.

Mudanças nos hábitos

O Verão é uma época do ano em que nos permitimos alguns deslizes que não toleramos durante o resto dos meses. Este relaxamento nos hábitos é ainda mais acentuado quando estamos de férias, altura em que quebramos completamente a rotina. Este descontrolo nos hábitos, de certa forma, deixa o nosso organismo louco e uma das reações pode ser sentir menos apetite.

Melhor controlo da ansiedade

O stress e as emoções descontroladas podem levar-nos a comer compulsivamente e, pior, a fazê-lo com comida cheia de gorduras saturadas, açúcares e completamente desprovidos de nutrientes.

As férias de Verão são o momento ideal para se abstrair do frenesim do dia-a-dia, da azáfama do mundo do trabalho, das obrigações constantes. E isso ajuda-nos a sentirmo-nos mais relaxados, mais felizes, menos apressados. Essa recuperação do humor é que nos permite, pelo menos, deixar de comer tudo o que comíamos não por fome, mas por ansiedade.

Conselhos para passar melhor o Verão

Eis alguns conselhos que o vão ajudar a ter um Verão melhor.

Beba muitos líquidos

Beber água é essencial à nossa vida. A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. A comida é o combustível que nos dá energia e a água é o lubrificante que permite que as peças da maquinaria estejam lubrificadas e funcionem perfeitamente.

Evite praticar desporto durante as horas a meio do dia

O desporto é recomendado para ter uma vida saudável. O Verão e as altas temperaturas não podem ser uma desculpa para deixar de praticar desporto. Antes de mais, pode continuar a praticar o seu desporto habitual, basta evitar as horas a meio do dia em que a prática desportiva pode levar a uma insolação. Por isso, comece a correr, fazer alongamentos, ioga, etc., no início do dia ou quando o sol se começar a pôr. Nestas alturas, as temperaturas serão mais amenas e mais indicadas para fazer desporto.

Outra opção é praticar desportos aquáticos. Quando estiver de molho, o calor não será um problema. A natação, as nossas atividades AQUA… são opções ideais para fazer desporto e desfrutar da água em igual medida.

Alimentos e refeições recomendados para o Verão

Se o desporto é um dos pilares em que se baseia uma vida saudável, a alimentação é o principal apoio.

No Verão, recomenda-se evitar refeições com muita gordura e pesadas. Em vez disso, pode optar por alimentos frescos, ricos em fibras e em água. Neste sentido, a fruta é a rainha do Verão: saudável, refrescante e doce.

As saladas são também uma boa alternativa. Os vegetais de folhas verdes e os tomates vão ajudá-lo a ter um Verão menos quente e muito mais saudável.

Isso significa que não podemos comer alimentos como os gelados? Resumidamente, trata-se de encontrar o equilíbrio e seguir uma alimentação baseada em alimentos que lhe aportem nutrientes, existem milhares de receitas de gelados saudáveis com as quais se pode permitir um capricho. Comendo de forma equilibrada, poderá desfrutar do Verão de todas as maneiras possíveis e sem renunciar a nada.