20 Fevereiro, 2023

Três receitas pré-treino naturais e simples

Escrito por: Lucía Díaz Madurga

Escrito por Lucía Díaz Madurga

Quer treine há algum tempo ou tenha começado a cuidar do seu corpo através do ginásio e da alimentação, vai querer conhecer algumas receitas simples pré-treino natural para o ajudar a atingir os seus objetivos. Transformado em substituto da suplementação desportiva, o pré-treino natural é uma forma de variar os métodos de nutrição de forma mais saudável, mais económica e permitindo ao organismo não se habituar a receber sempre os mesmos estímulos.

O que são os pré-treinos naturais?

Qualquer pessoa que pretenda treinar a sério e alcançar objetivos no seu corpo deve considerar os pré-treinos naturais, um método para dar ao corpo a energia de que necessita para realizar um treino e tirar o máximo partido do mesmo. É um suplemento natural e caseiro que deve ser tomado antes de treinar com a finalidade de aproveitar os seus efeitos. O ideal é consumi-lo cerca de vinte a trinta minutos antes de fazer o exercício escolhido, para produzir um estímulo no corpo que permita enfrentar o treino com mais energia, maior concentração e menos fadiga.

Como fazer um bom pré-treino caseiro?

Se der uma vista de olhos à lista de ingredientes dos pré-treinos comerciais, a maioria deles partilha as mesmas fórmulas e componentes. Concretamente, existem três ingredientes que são a base de qualquer uma destas fórmulas: O primeiro é a cafeína, o ingrediente fundamental em todos os pré-treinos caseiros e comerciais, pois é um poderoso estimulante que ajuda a melhorar a resistência física e mental. O segundo, a creatina, outro dos ingredientes indispensáveis que permite aumentar a massa muscularemelhorar o desempenho desportivo, e ajuda o cérebro, os ossos e músculos. E, por último, para melhorar a resistência muscular e os exercícios cardiovasculares de alta intensidade, existe a Beta Alanina. Além disso, quando se pretende completar a fórmula, adicionam-lhes ingredientes extra, tais como a citrulina malato, para ajudar a reduzir a fadiga e melhorar a resistência, e os BCAA, aminoácidos essenciais da cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) cuja função no organismo é manter o tecido muscular e prevenir a degradação da proteína muscular.

Contudo, embora existam pré-treinos comerciais prontos a consumir, o melhor pré-treino caseiro é aquele que se faz em casa utilizando comida real, ingredientes ricos em vitaminas e minerais para alimentar o seu corpo e ajudá-lo a melhorar pouco a pouco de forma natural.

Três receitas pré-treino naturais e simples

Antes de conhecer estas receitas pré-treino naturais, é importante saber que as proteínas são as responsáveis pela manutenção dos tecidos musculares, os hidratos de carbono são a principal fonte de energia para o nosso corpo e as gorduras saudáveis, que são necessárias para o correto funcionamento do organismo. Depois de ter isto em consideração, é muito fácil saber como preparar o melhor pré-treino natural caseiro. Aqui estão três receitas simples para elaborar em casa antes de ir treinar.

  1. Batido energético

Preparar este pré-treino caseiro é realmente fácil. Só precisa de uma banana, duas tâmaras medjoul (sem caroço), uma mão-cheia de espinafres frescos, 250 mililitros de leite vegetal e canela a gosto. Coloque tudo no liquidificador e junte sementes de chia como decoração.

  1. Torradas salgadas e doces

Tendo como base um bom pão integral feito com a farinha à sua escolha, deite um jato de azeite extra virgem, meio abacate cortado em rodelas, 100 gramas de queijo fresco e três tomates cherry cortados ao meio.

E, se gostar das versões mais doces, também existe a opção de preparar torradas doces com manteiga de amendoim e rodelas de banana por cima ou com a fruta de que mais gosta. 

  1. Porridge

Aqueça uma frigideira com o seu leite preferido e adicione três colheres de sopa de flocos de aveia. Depois de hidratar, junte uma tâmara cortada em tiras finas e sirva numa tigela. Pode acompanhar este pré-treino caseiro com uma banana cortada às rodelas, uma colher de sopa de mel, nozes e um pouco de canela por cima.