13 Julho, 2022

No verão… Qual a melhor altura para fazer exercício?

Contamos-lhe qual é a melhor altura para fazer desporto no Verão

Onde praticar desporto no Verão?

O Verão começa oficialmente a 21 de junho. Embora esta estação possa ser a melhor para muitos, sobretudo quando as férias chegam, os entusiastas do desporto encontram vários impedimentos para continuar com a nossa rotina. Assim, as horas de calor excessivo, as pausas para as escapadelas de Verão, a baixa pressão arterial ou uma queda de energia levam-nos gradualmente a abandonar os nossos hábitos.

Por mais difícil que o exercício possa parecer, o Verão é precisamente a estação mais importante do ano para praticar exercício. Fazer desporto permite-nos recarregar novamente baterias, para manter a forma e os hábitos em que temos trabalhado durante o ano. E, porque pode parecer complicado, no GO fit, sabemos quando é a melhor opção para fazer desporto ao longo do dia. Vamos contar-lhe!

Como saber quando praticar desporto no Verão

Antes de começar, é evidente que a rotina em que trabalhamos em cada dia dependerá de uma série de fatores. Por um lado, em Espanha, temos climas variados e mudanças severas de temperatura. Por exemplo, as temperaturas no centro de Espanha são mais elevadas do que no Norte. Além disso, questões como o comportamento corporal, horários de trabalho, perda de líquidos ou o objetivo desportivo que estabelecemos para nós próprios influenciarão as horas que dedicamos ao desporto.

Por estas razões, é essencial ouvir o nosso organismo e estabelecer uma rotina adaptada às circunstâncias que nos rodeiam.

No GOfit, poderá realizar diferentes tipos de atividades, tais como aeróbic, strength o core express, entre muitas outras.

Ginásio ao ar livre?

Antes de mais, o exercício no Verão depende de uma questão básica: Onde e quando praticará desporto? Se pretende realizar desporto ao ar livre, é evidente que a sua realização será determinada pelo clima exterior. Assim, no Verão, não é recomendado fazer exercício durante as horas de maior calor, ou seja, entre as 12h00 e as 20h00.

No outro lado da balança, estão os centros GO fit. Aqui, poderá desfrutar de 99,99% de ar puro, livre de vírus, bactérias e contaminação, e também lhe proporciona um ambiente fresco e a temperatura perfeita, nada que ver com a rua! Como a temperatura interior não depende das condições externas, os nossos clientes podem fazer exercício quando quiserem.

Sala Fitness ou atividades dirigidas ou a piscina?

No nosso país, nos meses de Verão, a temperatura pode ultrapassar os 40 ⁰C. Como resultado, muitas pessoas decidem combinar a prática desportiva e os desportos aquáticos. Esta alternativa é ideal para quem tem uma piscina em casa, vai à praia regularmente ou anda num ginásio com aquáticas, como o GO fit.

Nestes casos, a água ajuda a manter uma temperatura apropriada para a prática de exercício continuada. No entanto, é importante lembrar de evitar as horas de maior calor e aplicar protetor solar regularmente.

Por outro lado, se a sua rotina desportiva inclui máquinas ou se tiver uma aula da nossa vasta gama de atividades dirigidas, no GO fit, como já lhe dissemos, poderá desfrutar de um oásis de ar puro, limpo e fresco.

No entanto, mudanças súbitas de temperatura entre o interior e o exterior do ginásio podem afetar a saúde, pelo que, tal como no desporto ao ar livre, os especialistas aconselham a prática de desporto quando as temperaturas descem.

Qual é o seu horário?

Embora tenhamos dias livres e férias no Verão, também trabalhamos e realizamos outras tarefas ao longo do dia. Neste sentido, o ideal é reservar tempo para a prática desportiva diariamente, que deve ser sempre realizada à mesma hora.

De um modo geral, os melhores momentos para praticar desporto são de manhã cedo ou ao fim do dia ou início da noite. A escolha da altura do dia depende de questões como o ritmo diário da pessoa, o horário de trabalho ou as horas de pico de energia.

Conselhos para praticar desporto no Verão

Independentemente de quando e onde se pratica desporto, no Verão, devemos prestar mais atenção ao nosso corpo e dar-lhe tudo o que precisa. Alguns conselhos que recomendamos no GO fit são:

  • Hidratar continuamente antes, durante e depois do treino.
  • Aplicar protetor solar antes de sair de casa.
  • Evitar a exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia.
  • Tentar fazer desporto várias horas antes de ir para a cama.
  • Pedir ajuda se se sentir a desmaiar ou com mal-estar.
  • Permitir a recuperação do corpo após um treino duro.
  • Combinar, sempre que possível, sala de treino e desportos aquáticos.

Artigos relacionados