21 Julho, 2022

Dicas para evitar a ansiedade pela comida

Escrito por: GO fit

Independentemente da sua idade, tanto crianças como adultos, são muitas as pessoas que normalmente sofrem de necessidade de comer por impulso, sem qualquer tipo de moderação ou controlo e cujas causas são, principalmente, psicológicas.

Este tipo de ansiedade define-se pela ação de comer de forma impulsiva e descontrolada, não responde a padrões e pode surgir a qualquer hora do dia, inclusivamente a meio da noite. A pessoa que sofre destes surtos não tem fome e realiza esta ação como via de escape para outros problemas. É também conhecido como fome emocional e afeta um número crescente de pessoas em Espanha, tendo efeitos no ponto emocional da pessoa.

Causas da ansiedade pela comida

Por um lado, estão os motivos emocionais como, por exemplo, a baixa autoestima ou a dificuldade para gerir as emoções. São sintomas que algumas pessoas tratam de resolver rapidamente através da ingestão descontrolada de comida. Ocorre um vazio no interior da pessoa e ela trata de o resolver com alimentos.

Por outro lado, nas causas da fome emocional, está a gestão da própria comida. As dietas muito severas geram situações estritas de autocontrolo que são complicadas de manter no tempo. O resultado pode ser contraproducente uma vez que um momento de debilidade pode desembocar num excesso de produtos que tinham sido restringidos previamente.

Ver a comida como uma fonte de bem-estar é outra das causas que se juntam à lista. A função dos alimentos é proporcionar as energias adequadas para viver, mas se o comer começa a assumir-se como uma causa de satisfação ou recompensa, podem ocorrer momentos de descontrolo. 

Como evitar a ansiedade pela comida

A melhor resposta: desporto, dieta e técnicas de controlo emocional.

As técnicas para evitar a ansiedade pela comida incluem tanto o aspeto emocional, como o físico. Relativamente a este último ponto, é muito importante o descanso e isto traduz-se em dormir as horas necessárias e em boas condições. Um bom descanso gera bem-estar e previne os transtornos alimentares.

A prática habitual de exercício físico também reduz esta ansiedade, uma vez que pressupõe a descontração da tensão acumulada e o recurso à comida como solução para o stress desaparece. 

Os desportos de longa duração ajudam neste objetivo, dado que destinar mais horas à prática de atividade desportiva pressupõe menos tempo para pensar na comida de forma compulsiva. Treinar na sala, uma aula de bike ou desportos de equipa como, por exemplo, o clube de nadadores do GO fit, que fomentam a socialização, podem ser grandes aliados para trabalhar este tipo de ansiedade.

                                                      
A dieta também desempenha um papel importante nesta situação, dado que determinados alimentos podem contribuir para aliviar essa sensação de comer de forma impulsiva. Se comeu há pouco tempo e sente fome, beber água ou infusões, que além do mais são saciantes, podem servir de grande ajuda para diferenciar a fome real da emocional.

A ingestão de proteínas e fibra, consumir menos açúcar ou tratar de comer lentamente são algumas das ações que também ajudarão a minimizar a necessidade de comer por impulso. Também influenciará o facto de seguir uma dieta equilibrada e que inclua todos os alimentos da conhecida pirâmide alimentar. Para tal, o nosso artigo Plano de refeições semanal para principiantes, pode servir-lhe de guia.

Como é evidente, as emoções pessoais têm uma grande repercussão nessa ansiedade em comer e serão chave para a conseguir evitar. Realizar técnicas de descontração como, por exemplo, meditação ou ioga, contraria a tensão e evitam os impulsos; tal como uma mudança na perceção das emoções negativas. Estas ações são muito positivas para todos os aspetos psicológicos do corpo humano.